Maçonaria

Origem

Não se sabe ao certo onde surgiu a Maçonaria. Pode ter sido no antigo Egito, na Judéia de Salomão, em Roma de Diocleciano, ou na Terra Santa com os Templários. A única certeza é que ela surge na Grã-Bretanha em 1717 com o nome de Franco-Maçonaria.
As pessoas de grupo preservam entre si princípios de fraternidade. Faz parte da atitude do maçom não divulgar seus conhecimentos de interpretação de símbolos e alegorias. Os membros maçons se reúnem em Lojas. Cada uma tem um presidente eleito entre os membros da Loja que é tratado por Venerável Mestre. A Maçonaria Universal compreende basicamente os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre. É uma organização discreta que se autodefine “filosófica, filantrópica e aducativa progressista.”

Níveis – Símbolos

A maçonaria é um sistema de graus para passar os ensinamentos aos seus filiados. O acesso a essas camadas é obtido por meio de uma Iniciação (ritual de aceitação). A cada grau os ensinamentos são transmitidos através de símbolos ligados a construção civil.

Para mais detalhes: http://symbolom.com.br/wp/wp-content/uploads/2009/10/graus-maconicos.jpg

Origem do nome

Apesar de toda a informação oculta que lhe diz respeito, a Maçonaria não esconde sua origem. É simples. Provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry cujo significado é “construção”, o trabalho de um maçom (pedreiro) em suas lodges (canteiro de obras).

A expressão

Por outro lado, alguns estudiosos afirmam que a palavras tem origem na expressão copta Phree Messen, ou seja: Filho da luz.

Pedra Bruta

Tudo começa na Idade Média quando havia dois tipos de pedreiros: o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento, e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir pedra bruta e erigir construções, ou seja, ideais de “escalões” entre cada pedreiro.

Guildas

Pode ser que a Maçonaria moderna tenha se originado na Escócia para onde foram vários Templários após a extinção da Ordem. Eles teriam se associado à guildas maçônicas – uma espécie de sindicato ou associação de trabalhadores de certa categoria – onde repassavam seus conhecimentos filosóficos e esotéricos. O próprio Robert de Bruce, o rei que libertou a Escócia da dominação inglesa, era maçom.

Os aceitos

A transição da Maçonaria Operativa para a Maçonaria Especulativa ( forma atual) deu-se de forma suave. As lojas de maçons operativos foram recebendo membros que não pertencem ao oficio da construção, chamados “Maçons Aceitos” e que podiam participar de suas discussões após serem iniciados.

A MAÇONARIA E OS RITUAIS NO BRASIL

A forma básica para a transmissão de ensinamentos e organizar as cerimônias maçônicas são os rituais. Atualmente a maçonaria brasileira mantém seis rituais principais: o Rito Escocês Antigo e Aceito; o Rito de York (ou de Emulação); o de Schröder, o Francês (ou rito moderno); o Rito Brasileiro e o Adonhiramita. O mais utilizado no Brasil é o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Schröder

No mundo existem mais de 200 ritos, porém os mais utilizados são o de York, o de Adonhiramita e o de Schröder.

As Lojas

Outro rito também muito utilizado hoje é o Schröder, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os Rituais de Schröder (pronuncia-se “chreder”) foram aprovados em 29 de junho de 1801 pela Assembléia dos Veneráveis Mestres das Lojas da Grande Loja Provincial de Hamburgo e da Baixa Saxônia (Alemanha não unificada) e rapidamente conquistaram a aprovação de muitas Oficinas de língua germânica. Posteriormente foram adotados por alemães e seus descendentes em diversos países. No Brasil, com a colonização germânica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Rito estabeleceu-se inicialmente no idioma Alemão. Mais tarde o Ritual foi trazido para o Português e reconhecido por diversas Grandes Lojas Estaduais, pelo Grande Oriente do Brasil e pelos Grandes Orientes Estaduais Independentes.
A seguir, a imagem de uma loja maçônica em Itaboraí - RJ:
















Rio de Janeiro

Um rito que merece destaque no Brasil, por seu conteúdo altamente esotérico e conservador, é o de Adonhiramita. Ele é composto por 33 graus, sendo que os três primeiros subordinados ao Grande Oriente do Brasil – célula mater da Maçonaria brasileira – com sede na Capital Federal, e os restantes (graus ditos “filosóficos”) administrados pelo Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita – com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Bandeiras

A Maçonaria participou de vários acontecimentos importantes no Brasil: independência, Inconfidência Mineira, Revolução Farroupilha. Além do Rio Grande do Sul, vários outros Estados da Federação possuem símbolos maçônicos nas suas bandeiras, como Minas Gerais.
A bandeira de Minas Gerais possui o triângulo (mais conhecido como "Três Pontos"), que possui várias interpretações, dentre elas: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade;















Atuação

A Maçonaria teve ainda participação na época do Império e no primeiro período republicano. Muitos dos acontecimentos tomaram corpo dentro das Lojas Maçônicas como a Conjuração Baiana, a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura (que diz respeito a um dos ideais maçônicos, a “Igualdade”), a Proclamação da República.

A Abdicação

O imperador Dom Pedro I era maçom. Ele chegou a ocupar o cargo de grão-mestre (maior cargo dentro da Maçonaria Simbólica) do Grande Oriente do Brasil. Conta-se que quando Dom Pedro I rompeu com a Maçonaria, os maçons armaram uma vingança, obrigando-o a abdicar em favor de seu filho Pedro e voltar a Portugal, mas isso é apenar lenda.

República

A maioria dos militares ligados à proclamação da República era formada por maçons. Todo o ministério do primeiro presidente, Deodoro da Fonseca, era de maçons. Mesmo assim, não configura que a Maçonaria tenha impulsionado suas ações.

O Golpe de 1964

Para alguns historiadores foi uma iniciativa oportunista da Maçonaria assumir a responsabilidade da renúncia do Presidente Jânio Quadros, que falava sobre as “forças ocultas” pesando na sua decisão. Fato que não pode se provar. Cita-se também a presença da Maçonaria no Golpe de 1964, mas isso não quer dizer que houve apoio maçônico irrestrito ao golpe, apenas alguns dos membros apoiaram.

Novos Ritos

Atualmente, as mulheres também podem freqüentar a Maçonaria, pois existem lojas mistas, onde homens e mulheres trabalham juntos, com respeito e reconhecimento. No Brasil, umas das maiores obediências de Lojas Mistas é a Grande Loja Maçônica Mista do Brasil, onde há mais de 500 mulheres participando dos rituais.

A MAÇONARIA É UMA SOCIEDADE SECRETA?

Tal associação é muito comum. Muita gente acredita que a Maçonaria foi uma sociedade secreta conspiradora do século 19. Conspiração não figura na lista de ideais maçônicos, além do mais, o propósito político das “sociedades secretas” da época era viver a “Era das Revoluções” identificada pelo historiador Eric Hobsbawm com a Revolução Francesa e a Industrial (inglesa).

Extremimos

A Maçonaria está aberta à participação de homens preocupados com a virtude, a fraternidade, a solidariedade, a igualdade e a liberdade. Entretanto, esta preocupação idealista dos maçons não os obriga a uma atitude extremista em busca dos seus objetivos. Os estudos de pesquisadores importantes, como os do jesuíta Ferrer Benimelli e de Oliveira Marques apontam nesta direção.

Ocultismo

Devido aos seus rituais fechados, a maçonaria tem sido identificada com sociedades ocultistas. A maioria dos maçons – principalmente nos países do primeiro mundo – não está à procura do Santo Graal e não se consideram místicos. Os estatutos da sociedade e a Constituição de todas as lojas maçônicas determinam uma total liberdade de pensamento. Se alguns maçons se consideram espiritualistas, ocultistas ou místicos, estão praticando o direito do livre pensar, mas não representam os fundamentos da sociedade a qual se filiaram.

Incentivo

A Maçonaria conduz seus filiados às práticas culturais. Incentiva a leitura em todos os seus níveis. Busca o intercâmbio cultural, não apenas nos seguimentos maçônicos, mas também nos civis.

Cultura

Quem se interessa pela Maçonaria deve começar avaliando os instrumentos metodológicos e as diversas abordagens em relação à história cultural dessa sociedade que possui um vasto campo cultural de estudos simbólicos contrapondo sociedades secretas ou ocultistas.

Globalização

A Maçonaria representa uma forma alternativa de sociabilidade. Os maçons nada mais procuram do que viver em comunidade, em comunhão com o mundo. Não são revolucionários no sentido de luta contra o poder constituído, mas progressistas no sentido de promover o bem estar na comunidade global.


CURIOSIDADES

Filosofia Maçônica

A filosofia maçônica baseia-se em alegorias e símbolos. O esquadro é a união da linha vertical com a horizontal, é o símbolo da retidão e de ação do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Devemos regular nossas ações pela linha e régua maçônica pelo temor de Deus, a quem devemos de prestar contas das nossas ações, palavras e pensamentos; simboliza a moralidade. O compasso é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio. A letra G é a sétima letra do alfabeto. Pode representar a Geometria, a ciência dos cálculos, e também GADU: Grande Arquiteto do Universo – nome com que os maçons se referem a Deus.






















Avental

O avental era usado pelos maçons operativos para proteger a roupa. Eram feitos de pele de cordeiro. Na maçonaria inglesa os aventais tinham várias formas até 1814 quando a GLUI – Grande Loja Unida da Inglaterra -, regulamentou o uso de pele de cordeiro branco em forma retangular. Essa peça, com pinturas e bordados da simbologia maçônica, é a mais honrosa insígnia do Maçom, pois é o emblema do Trabalho (indica que deve ser sempre ativo e laborioso) e sem ele não pode comparecer às reuniões. O quadrado simboliza a base do cubo, o número 4 (matéria). A abeta triangular simboliza o número 3 (espírito). A soma dos dois números e 7 = o número perfeito de Deus.






















Fontes: Sociedades Secretas - Editora Escala/ O Simbolismo da Maçonaria - Colin Dyer/ As Origens da Maçonaria - David Stevenson.

4 Comments:

Unknown said...

o.O

Não sabia que a maçonaria influênciou de certa forma tantos momentos históricos!

Como leigo, adorei esse tópico.

Parabéns...^^

sr.x said...

ola pessoal o meu nome é zé camilo e éu sou um dos jovens q venho representar a maçonaria pelo uma das ordem ou seja a minha ordem é a ordem demolay e esse é o meu capitulo apítulo
"União do Vale do Paraíba" - nº 686

Osvaldo said...

Infelizmente nunca se sabe muita coisa sobre a Maçonaria, a menos que se torne um importante membro dentro dela. Nem mesmo lendo livros conseguimos "desvendar" bem essa sociedade. Para mim foi um dos assuntos mais complexos e polêmicos que já vi. Cada livro, cada site, cada autor, cada testemunho tem uma surpresinha pra contar, e por aí vai...

Maverick Personalizados said...

Para saber a respeito da Arte real (Maçonaria) é preciso seguir alguns passos:
1 - Ser iniciado na Senda.
2 - Estudar, estudar, ler, buscar, analisar, referenciar informações, analisar...
3 - Levar a sério os ensinamentos e envolver-se com os estudos, não com a sociedade de homens que a compõe.
4 - Praticar os ensinamentos de ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
5 - Fazer o bem sem ver a quem.
6 - Estar presente na sociedade maçônica, na sociedade como um todo, na sua família.
7 - respeitar a Liberdade de pensamento dos seus semelhantes, mesmo que não aceite uma palavra do que dizem.
8 - Aceitar e compreender a situação de cada um dos seus semelhantes, irmãos em deus (seja diversidade cultural, raça, credo, sexual ou qualquer outra que seja).
9 - Ser LIVRE e de BONS COSTUMES,
E, principalmente e sobretudo:
10 - Amar, respeitar e divulgar (sem fanatismo) o Ser Criador (Deus, Grande Força, Grande Arquiteto do Universo, Oxalá, Papai do Céu, ou qualquer que seja a denominação que você tenha por Ele).

Com certeza se vc for iniciado com 21 anos de idade, dedicar-se ao bem da humanidade, estudar sempre, é certo que, se vc viver até 90 anos NÃO SABERÁ ABSOLUTAMENTE NADA A RESPEITO DA MAÇONARIA, pois é uma Senda infinita, assim como é a nossa origem.

Palavras de um Maçom dedicado, estudioso que ama o Pai e os filhos dele.

Para ter uma noção, busque bons livros, eles te darão uma idéia do que é a CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CARÁTER, que traduzo como MAÇONARIA LEVADA A SÉRIO.
Uma dica. Livros da Editora "A Gazeta Maçônica" são sérios e sem o objetivo de lucro de editora.

Boa sorte a todos, Paz Profunda e que o Grande Arquiteto do Universo a todoa abençõe, ilumine e guarde e guie em suas buscas na elevação espiritual.

Postar um comentário